Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

O ID Jovem é um documento que beneficia milhões de pessoas. Existem diversas vantagens na aquisição dele. Veja mais sobre o assunto!

O ID Jovem é um benefício que muitos jovens podem adquirir. Ele traz vantagens como descontos e até mesmo gratuidade em transportes. Dessa forma é possível realizar viagens sem gastar nada.

É necessário atender aos requisitos impostos pelo programa, mas o objetivo é beneficiar as pessoas que mais precisam. Seu cadastro é simples e pode ser realizado através do site.

O que é o ID Jovem?

O ID Jovem (Identidade Jovem) é um documento disponibilizado para jovens com faixa etária entre 15 a 29 anos. Ele traz certos benefícios que garantem meia-entrada em vários eventos esportivos e culturais.

Além disso, possibilita viagens gratuitas na utilização do transporte coletivo. Tudo isso é garantido pelo Decreto 8.537/2015 que possibilita esses benefícios para as pessoas que se enquadrem no programa.

Esses direitos para os jovens são garantidos pela Lei 12.852/2013 que lhes permite obter diversos benefícios.

Como funciona?

O ID Jovem como foi explicado anteriormente beneficia jovens que se enquadrem nos requisitos do programa. Para se inscrever é necessário ter idade mínima de 15 anos e ter menos de 30 anos.

Esse benefício permite com que esses jovens possam obter meia-entrada em eventos esportivos, artísticos e culturais. E, além disso, permite com que eles possam viajar gratuitamente utilizando o transporte coletivo.

É possível obter o ID Jovem na versão impressa ou consegui-lo através do aplicativo que está disponível para Android. Em breve esse aplicativo será disponibilizado para IOS e para Windows Phone.

Após a pessoa se cadastrar ela terá o direito de utilizar esse documento para obter os benefícios. Porém, para isso é necessário se enquadrar em todos os requisitos que o programa exige.

Saiba também sobre o bolsa família

id jovem

Quem tem direito a Identidade Jovem 2019

Para ser um dos inscritos no programa e para obter seus benefícios é necessário atender alguns requisitos:

  • Ter idade entre 15 a 29 anos
  • Ter uma família com renda mensal com até 2 salários mínimos
  • Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal
  • Não é necessário ser estudante para obtê-lo
  • Saber o seu número do NIS

Conforme as regras estabelecidas pelo programa esses são os requisitos para a inclusão do seu cadastro. O cadastro do seu ID Jovem poderá ser feito das seguintes formas:

  • Em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
  • Setor de Cadastro Único presente na sua Cidade
  • Através do Aplicativo para dispositivos móveis

Após isso a pessoa estará apta a desfrutar dos benefícios do programa que são garantidos pela lei.

Quais os benefícios do ID Jovem?

Os benefícios da aquisição do ID Jovem conforme são:

Meia-entrada em eventos

Esse documento garante o pagamento de meia-entrada em eventos esportivos, culturais e artísticos. Esse desconto será de 50% no valor cobrado no local da realização desse evento.

Com isso mais pessoas poderão ter acesso a esses lugares e assim economizar um pouco de dinheiro.

Transporte Gratuito

Em cada viagem que a pessoa realizar estarão disponíveis duas vagas em cada veículo utilizado. Estão incluídos veículos como transportes interestaduais que levam passageiros e transportes ferroviários.

ID Jovem como viajar de graça?

Após realizar o cadastro e atender a todos os requisitos a pessoa terá direito ao ID Jovem. Esse documento lhe dará o direito de realizar viagens gratuitas utilizando transportes ferroviários ou interestaduais.

Em cada veículo o beneficiário terá duas vagas disponíveis para sua viagem. Portanto basta se cadastrar no programa que é controlado pela Caixa Econômica Federal. E assim obter as informações para a sua utilização.

Lembrando que o programa ID Jovem não possui taxas para a efetuação do cadastro. O Jovem garante a viagem gratuita quando tiver o documento, porém ele não cobrirá outras despesas como alimentação por exemplo.

Para viajar é necessário solicitar a viagem gratuita com até 3 horas de antecedência. Embora as empresas não sejam obrigadas a aceitar o benefício pela internet, através do guichê elas devem aceitá-lo.

Como fazer o cadastro no ID Jovem 2019

O cadastro para obter sua ID Jovem poderá ser feito através do site: https://idjovem.juventude.gov.br/emitir-id-jovem

Basta acessar o site e incluir os dados necessário e atender a todos os requisitos impostos pelo programa. Caso queira realizar o cadastro de outro forma busque um Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Uma outra possibilidade seria procurar o setor que cuida dos assuntos relacionados ao Cadastro Único em sua cidade. Mas devido a popularidade da internet e dos celulares o mais viável é utilizar o aplicativo.

Conclusão

Esse é um grande benefício que visa ajudar as pessoas que mais necessitam. É uma boa proposta e que garante a inclusão em eventos e gratuidade em viagens.

Para as pessoas que não apresentam muitas condições financeiras é uma ótima oportunidade de lazer e diversão. O ideal é sempre atualizar seu cadastro para melhor aproveitar o benefício.

Leia sempre a informações do programa e entenda todos os requisitos para que o cadastro seja facilmente realizado. Após isso divirta-se em eventos e com viagens gratuitas garantidas pelo programa ID Jovem.

Avalie o post!
ID Jovem 2019 Cadastro: Como viajar de graça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *