Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Você é funcionário da rede pública e ouviu falar que tem direito a um benefício chamado PASEP, mas não sabe o seu número de cadastro? Continue lendo esse artigo que lhe ajudará a consultar seu PASEP.

O PIS e o PASEP sempre são termos muito comuns entre os trabalhadores ativos do Brasil. Essas são siglas do Programa e Integração social (PIS) e do Programa de formação do Patrimônio do servidor público (PASEP), que na verdade são contribuições sociais.

Eles são benefícios que forma criados pelo governo federal, algumas pessoas apelidam tanto o PIS quando o PASEP de décimo quarto salário, que uma vez ao ano a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil realizam o pagamento.

Aprenderemos com detalhes um pouco sobre o PASEP. Ele é destinado para os servidores públicos, mais especificamente aqueles funcionários que possuem mais de cinco anos de contribuição no serviço público.

Quem tem direito a receber o PASEP?

Para receber o abono no ano vigente, o servidor público precisa corresponder a algumas exigências do governo, observe abaixo:

  • O trabalhador deve estar cadastrado no programa há pelo menos cinco anos.
  • A renda mensal do trabalhador do serviço público não pode ultrapassar dois salários mínimos (do ano vigente).
  • No ano anterior o funcionário deverá ter trabalhado pelo menos 30 dias ininterruptos no ano anterior ao de vigência.

numero do pabep

Consultar número do PASEP pelo CPF

Depois de estar ciente se você tem direito ou não ao benefício do PASEP, você poderá fazer a consulta do seu número do PASEP pela internet através do seu CPF. É uma forma rápida, segura e eficaz de você fazer a consulta. Para evitar maiores dificuldades é só seguir o nosso passo a passo, abaixo:

  1. O primeiro passo é você acessar o site do CNIS:

https://cnisnet.inss.gov.br

  1. Solicite a criação de um novo cadastro, clicando primeiro em inscrição e logo após filiado.
  2. No próximo passo, você deverá preencher os campos que estarão em vermelho, são eles: seu nome, nome da mãe, CPF, data de nascimento.
  3. Em seguida mais campos aparecerão para serem preenchidos, são eles: identidade, CNH (carteira nacional de habilitação), passaporte, CTPS (carteira de trabalho), título de eleitor, certidão de nascimento ou certidão de casamento.
  4. Para confirmar você deverá preencher o quadro com a sequência de símbolos que for pedida para confirmar que não é um robô automático, e logo em seguida clicar em OK.
  5. Na tela aparecerá uma mensagem de erro em vermelho, nessa mensagem constará a sigla NIT e em seguida uma sequência de números, esses números correspondem ao seu PASEP.

Número do PASEP Banco do Brasil

Se você desejar, a consulta do PASEP pode ser feito através da central de atendimento do Banco do Brasil. Existem centrais que oferecem essas informações:

4004 0001 ou 0800 729 0001

Você ainda poderá obter mais informações pelo Alô trabalhador através do número de telefone 158.

Onde fica o número do PASEP na carteira de trabalho?

Uma novidade muito boa é que o seu PASEP conta na sua carteira de trabalho. As carteiras de trabalho agora que são digitais possuem essa facilidade. Caso você esteja pensando que ela vem em uma página exclusiva constando somente o número PASEP, você está errado.

O PASEP virá escrito na folha de identificação de sua carteira de trabalho, essa é a mesma página que constam sua foto e também a digital. No campo PIS/PASEP estará o seu.

Caso a sua carteira de trabalho não seja dos modelos mais novos, em casos muito comuns na última folha da certeira de trabalho era colada a filha de cadastro do PIS/PASEP, se na sua não estiver, não se preocupe, existem outras formas de saber o número do seu PASEP.

O número do PASEP é o mesmo número do PIS?

Não, o PIS e o PASEP apesar de possuírem o mesmo sentido são benefícios destinados para pessoas distintas, o primeiro para o servidor de rede privada e o segundo para o servidor da rede pública.

No entanto, caso o trabalhador tenha cadastro do NIT (que é um cadastro para as pessoas que nunca trabalharam com carteira assinada ou são autônomas), e for contratada ou for exercer cargo público é necessário cadastrar o servidor e nesse caso o seu número do NIT será tanto o PIS ou o PASEP.

Telefone PASEP 2019

Caso você ainda se sinta com algum tipo de dúvidas sobre o seu benefício do PASEP, não se preocupe, existe uma central do PASEP especializada em tirar todas as dúvidas do funcionário público. A ligação é gratuita.

Ligue para o PASEP: 0800 729 0722

Não esqueça que esse abono salarial é pago todo ano, então caso você preencha os requisitos para receber o PASEP deverá ficar atento pra saber qual será a data de pagamento através do calendário do pagamento do PASEP.

Lembre-se é seu direito, é algo pensado e oferecido para os trabalhadores de rede pública.

Número do PASEP 2019: Onde consultar?
Avalie o post!
Número do PASEP 2019: Onde consultar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *