Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

O PIS (Programa de Integração Social) é um programa social que foi criado com o objetivo de gerenciar o pagamento de benefícios à população, como o seguro-desemprego, abono e participação na receita de órgãos e entidades, exclusivamente de trabalhadores da rede privado, número do PIS, onde e como solicitar o comprovante.

No artigo de hoje vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre o PIS. Confira!

O Que é número do PIS e para que serve

O número do PIS é o número de cadastro do trabalhador no Programa de Integração Social, com carteira assinada, onde os empregadores pagam o benefício.

Ele é utilizado para registrar o trabalhador nesses programas sociais. Através dele, o empregador irá recolher as contribuições devidas, direcionando para o empregado correto.

É através do número do PIS também, que se tem acesso aos benefícios, como:

  • Seguro Desemprego
  • Abono Salarial
  • Cadastro nos demais programas do governo
  • Acesso aos serviços do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)

O número do PIS e PASEP é o mesmo?

O PIS (Programa de Integração Social) e o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são programas de auxílio ao trabalhador.

Embora com o mesmo objetivo, os programas são para públicos diferentes. O PIS é voltado para o trabalhador de empresas privadas enquanto o PASEP é voltado ao trabalhador da esfera pública.

Seguindo essa lógica, o número de cadastro do PIS e do PASEP são diferentes. A legislação brasileira prevê que o trabalhador tenha somente um cadastro em cada um dos programas.

NÚMERO DO PIS

Como saber o número do PIS por telefone

Os trabalhadores de forma em geral, sempre possuem dúvidas sobre seu número de PIS. Mas é importante saber que através do telefone é possível consultar o número do PIS pelo telefone. Neste tópico vamos apresentar o passo a passo desse processo.

  • O Departamento da Previdência Social possui um número para atender os trabalhadores.
  • Bastar ligar para o número 135.
  • Digitar a opção número 5
  • Informar os dados de identificação (CPF, Nome, Data de Nascimento).
  • Pronto! O número do PIS já é informado neste momento

Como saber o número do PIS online.

Da mesma forma que a consulta pelo telefone, o número do PIS também pode ser consultado via internet. Isso facilita em muito a vida do trabalhador, visto que ele não precisa se deslocar para uma agência da Caixa Econômica Federal.

  • Neste caso, é preciso acessar o site do DataPrev, empresa responsável pela base dos programas sociais.
  • O endereço é: https://cnisnet.inss.gov.br/cnisinternet/faces/pages/perfil.xhtml
  • Clicar na opção “Cidadão”.
  • No meu “Inscrição”, selecionar o sub-menu “Filiado”.
  • Na tela que será apresentada, basta preencher com as informações solicitadas.
  • Após o preenchimento, deve ser digitado o código de segurança.
  • Pronto! O número do PIS do trabalhador será apresentado na tela.

NUMERO DO PIS

 

Qual a diferença entre PIS e NIS?

O NIS é o Número de Identificação Social do cidadão no Brasil, feito junto à Caixa Econômica Federal. Esse número é cadastrado para aquelas pessoas que não possuem o número do PIS já cadastrado e que são beneficiárias de algum projeto social do governo.

Já o PIS, é cadastrado no momento do primeiro emprego do cidadão. Um dos objetivos do PIS é justamente integrar o empregado ao desenvolvimento da empresa.

Uma informação importante: se o trabalhador ao ingressar no primeiro emprego já possui o NIS cadastrado previamente, esse cadastro também será seu número de PIS.

O NIS serve para o recebimento de benefícios como o Bolsa Família, Pronatec, Pró-Jovem, enquanto o PIS dá direito ao abono salarial, seguro desemprego e saque de saldo do FGTS.

Qual a documentação que precisa para solicitar o PIS?

Para se cadastrar o trabalhador no PIS, é necessário alguns documentos e o comparecimento à uma agência da Caixa Econômica Federal.

Os documentos necessários são:

  • CPF
  • Documento de identificação original com foto
  • Comprovante de residência atualizado (de até no máximo 3 meses anteriores a data do cadastro).

O cadastro é feito na hora, em uma agência Caixa, mediante a apresentação dos documentos.

Por que o cadastramento é importante?

O cadastramento no PIS é de extrema importância pois é através deste número que o trabalhador irá receber os benefícios dos programas sociais do governo. Além do recebimento dos benefícios, o número do cadastro do PIS também é utilizado para a confecção da carteira de trabalho.

Onde pegar o comprovante do PIS

O comprovante de inscrição no PIS somente é emitido no momento do cadastro, na Caixa Econômica Federal. Por isso é importante guardar este documento.

Posteriormente o trabalhador também consegue consultar seu cadastro no PIS, através do telefone, site ou até mesmo presencialmente em uma agência Caixa.

Um outro comprovante de inscrição no PIS é o próprio Cartão Cidadão. Nele é estampado o número de cadastro no PIS, além de ser utilizado para o saque dos benefícios.

Esperamos que todas as dúvidas sobre o número do PIS tenham sido respondidas. Se permaneceu com dúvidas, escreva ela nos comentários abaixo. Será um prazer respondê-la.

Número do PIS, onde e como solicitar o comprovante
5 (100%) 1 vote[s]
Número do PIS, onde e como solicitar o comprovante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *