Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

O que acontece com quem não entregou a RAIS recebe o PIS-PASEP? Essa é uma pergunta que muitos trabalhadores devem estar atentos e perguntar, pois haverá uma grande consequência. Saiba o que pode acontecer e como você pode tentar resolver esta situação.

Entenda um pouco sobre a importância da RAIS

A RAIS  é a sigla para a Relação Anual de Informações Sociais, como o próprio nome já diz é uma relação com informações dos trabalhadores, todas as informações sobre a vida laboral que deve ser preenchida pelas empresas privadas e também órgão públicos, todos estão obrigados a preencher e enviar este relatório ao governo federal.

É um relatório anual, que deve ser entregue pela internet dentro de um prazo determinado em portaria, que geralmente é entre janeiro e final de março. Em 2019, o prazo de entrega da RAIS foi estendido e terminou em 05 de abril.

Devido a RAIS ser um documento obrigatório da administração publica e privada (com CNPJ), pois é com ela que os dados estatísticos sobre emprego, principalmente são gerados para o CAGED.

E também gera dados para o pagamento do seguro desemprego, abono salarial do PIS-PASEP, FGTS e para os sistemas da Previdência Social e ainda fornece informações para o IBGE

Já as Pessoas físicas que são empregadoras e pessoas jurídicas que não tiveram empregados em em qualquer ano podem declarar a RAIS Negativa através de um procedimento simplificado. Maiores informações em www.rais.gov.br

quem não entregou a rais tem direito ao pis-pasep

Quem não entregou a RAIS recebe o PIS-PASEP?

Como já mencionado a RAIS é importante para diversos benefícios e um deles é o abono salarial do PIS/PASEP e por isso é bom que você saiba e que quem não entregou a RAIS 2019 não recebe o PIS-PASEP. Mas deve se estar pergunta o porquê disso.

A resposta é simples, é através da Relação Anual de Informações Sociais enviado pelo empregador que o governo vai saber quem tem direito ou não ao abono salarial. Quem deve enviar não é o trabalhador e sim o empregador, este é um dos requisitos para receber o pagamento. Confira quais são os requisitos completos:

  • 5 anos de cadastro do PIS-PASEP
  • Ter recebido no ano-base (2018) média de até dois salários mínimos;
  • Ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base;
  • O empregador deve ter enviado a RAIS no prazo

Portanto, este é um dos requisitos legais para o recebimento do abono salarial.

Caso não saiba se a empresa onde trabalha ou trabalhou enviou a RAIS, saiba que é possível fazer esta consulta e saber se seu nome estava relacionado.

Para isso há uma consulta especifica, onde deve informar no site da RAIS, clique abaixo para ir até a pagina para fazer a consulta.

Informe o numero do PIS/PASEP e o código da imagem.

Lá vai receber a informação se seu nome consta ou não da relação.

Faça a qui a consulta

consulta rais trabalhador

O que fazer se a RAIS não tiver sido entregue?

Se seu nome não foi relacionado na RAIS, se fez a consulta e verificou isso, entre em contato com o setor responsável da empresa, que geralmente é a contabilidade ou o setor pessoal e informe que seu nome não estava relacionado, ai a empresa terá que fazer uma RAIS retificadora.

O mesmo acontece se um dado do empregado for enviado de maneira incorreta, se isto ocorrer é bom que tenha consciência que não saberá, só terá conhecimento que isto pode ter acontecido se por acaso, estiver enquadrado dentro de todos os requisitos e na consulta do PIS-PASEP não constar seu nome.

É bem provável que haja algum dado incorreto e é bem comum acontecer, mas se a empresa fizer a correção e enviar a RAIS retificadora irá receber seu abono.

Conclusão

Quem não entregou a RAIS recebe o PIS-PASEP? Não recebe, mas corra atras para saber o que aconteceu e não perca seu direito, não deixe este dinheiro se perder, voc~we pode gaahar até o equivalente a um salário minimo.

A RAIS e a entrega feita dentro do prazo e com as informações corretas é imprescindível para que você recebe o pagamento do PIS-PASEP.

Quem não entregou a RAIS recebe o PIS-PASEP?
5 (100%) 1 vote[s]
Quem não entregou a RAIS recebe o PIS-PASEP?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *