Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Se você é funcionário público, poderá ter direito a receber o abono salarial do PASEP. Saiba como funciona este benefício do saldo do PASEP.

Se você é funcionário público, pode ter direito a receber o PASEP, um abono anual que pode chegar a um salário mínimo. Para tanto, você precisa saber como consultar o saldo do PASEP.

O PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público e é um abono salarial pago aos trabalhadores com renda de até dois salários mínimos. O abono salarial do PASEP é exatamente igual ao do PIS, porém, neste caso é pago ao servidor público.

Neste artigo você vai descobrir quem pode sacar o saldo do PASEP, como fazer esta consulta pela internet, pessoalmente ou por telefone. E se você quer saber se tem direito a sacar o PASEP 2019, não deixe de ler este artigo até o final.

Quem pode sacar o saldo do PASEP?

Para poder sacar o abono salarial do PASEP, você precisará cumprir os seguintes requisitos:

  • Ser servidor público*;
  • Ter recebido até dois salários mínimos durante o ano de referência;
  • Estar cadastrado no Programa PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter trabalhado por, pelo menos, 30 dias no ano de referência;
  • O empregador ter declarado corretamente a RAIS – Relatório Anual de Informações Sociais.

* Lembrando que estamos falando do PASEP. Os trabalhadores formais de empresas privadas também têm direito ao abono salarial, neste caso, por meio do PIS.

Diferente do que acontece com o PIS, onde o pagamento é realizado pela Caixa, o PASEP é pago exclusivamente pelo Banco do Brasil.

Consultar saldo do PASEP pela internet

Consultar o saldo do PASEP pela internet é muito fácil, uma vez que o Banco do Brasil disponibiliza em seu site uma ferramenta própria para isso. Para realizar esta consulta, basta acessar o site: Consulta às contas do PASEP – Banco do Brasil.

Depois de acessar a página você deverá se identificar, informando o número de inscrição do PASEP (disponível na carteira de trabalho) ou CPF e data de nascimento.

Após preencher estes dados você verá na tela o saldo disponível para PASEP.

Se você preferir, poderá usar ainda o “Consulta Abono Salarial“, um aplicativo para smartphones desenvolvido pelo Ministério do Trabalho. Da mesma forma que pela internet, basta preencher alguns dados para ter acesso imediato ao saldo do seu abono salarial.

Consultar saldo do PASEP no Banco do Brasil

Para quem prefere um atendimento presencial, a melhor forma de conferir o saldo do PASEP é indo até qualquer uma das agências do Banco do Brasil espalhadas em todo território nacional.

Ao chegar a um dos caixas de atendimento, tenha em mãos seus documentos pessoais, como o seu documento de identidade oficial com foto e o cartão cidadão.

Dessa forma você fica sabendo na hora o seu saldo e quando poderá fazer o saque.

Consultar saldo do PASEP pelo telefone

Muitas pessoas não estão habituadas a utilizar as ferramentas disponíveis na internet. Neste caso, faça a consulta de seu saldo por telefone.

Basta ligar para o número 0800 729 0001 e informar todos os seus dados pessoais. Dessa forma, você poderá saber se tem direito a sacar o PASEP e qual valor você tem a receber.

Caso tenha outras dúvidas sobre as formas de sacar ou a documentação necessária, um atendente capacitado estará pronto a lhe fornecer todas essas informações.

Como saber se tenho direito ao PASEP 2019

Se você cumpriu todos os requisitos citados no tópico “quem pode sacar o saldo do PASEP”, então tem direito ao saque do abono salarial do PASEP. Para conferir esta informação você poderá entrar em contato pelos seguintes telefones:

  • Central de Atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 ou 0800 729 0001;
  • Alô trabalhador: Telefone 158.

Consultar saldo do PASEP pelo CPF

Realizar a consulta do seu PASEP pelo seu CPF é simples e rápido.

O CPF é um documento aceito em todo o território nacional, emitido pela Receita Federal, que tem como função identificar os cidadãos brasileiros.

Para consultar o saldo do PASEP pelo seu CPF basta você utilizar uma das opções já citadas neste artigo.

Pode ser pela internet, por telefone ou pelo aplicativo. Basta realizar o acesso através de uma dessas plataformas e digitar o seu CPF. Como forma de aumentar a segurança e garantir que o acesso esteja sendo feito por você mesmo, será solicitada a data de nascimento.

Como sacar o PASEP 2019

Os servidores públicos que possuem conta no Banco do Brasil, seja ela corrente ou poupança, não precisam se preocupar, uma vez que o dinheiro do abono salarial é depositado diretamente na conta dessas pessoas.

Quem não possui conta no Banco do Brasil poderá se dirigir diretamente à uma das agências do banco para efetuar o saque, mediante apresentação do seu documento de identificação.

Mas é importante ter atenção para o calendário de pagamento do abono salarial que ocorre entre os meses de julho do ano vigente e junho do ano seguinte. Caso você não efetue o saque, o valor é devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT.

Saldo do PASEP, como e onde ver
1 (20%) 1 vote[s]
Saldo do PASEP, como e onde ver

Uma ideia sobre “Saldo do PASEP, como e onde ver

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *