Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

O seguro Seguro-Desemprego 100% web é um direito concedido ao trabalhador que perdeu seu emprego, tendo por objetivo lhe oferecer um auxílio temporário. Tem prazo pré-definido e para ter acesso a ele é necessário seguir alguns requisitos estabelecidos em lei.

Com a instabilidade econômica e a tendência de alta rotatividade de empregos, cada vez mais os brasileiros precisam solicitar tal beneficio.

Visando otimizar o processo de solicitação do seguro desemprego, o Ministério do Trabalhou lançou uma plataforma online, a qual possibilita que o trabalhador faça sua solicitação de sua casa.

Tal medida possibilita ainda que os postos de atendimento não se sobrecarreguem e diminui custos públicos, visto que todo o processo era feito por meio do atendimento presencial.

Veja mais sobre essa novidade a seguir e se informe!

O que seguro desemprego 100% web?

O seguro desemprego 100% web é uma ferramenta online fornecida pelo Ministério do Trabalho em parceria com a Dataprev e está disponível no Portal Emprega Brasil.

Trata-se de uma iniciativa recém-lançada (dezembro de 2018) onde a solicitação do seguro desemprego é feita totalmente pela internet, de forma pratica, cômoda e segura.

A ideia do seguro desemprego 100% web surgiu no ano de 2016, juntamente com o projeto de desenvolvimento do Portal Emprega Brasil, todas as ações foram pensadas para melhor o autoatendimento de serviços desta natureza.

Além do serviço de seguro desemprego online, o Portal Emprega Brasil reúne uma serie de outros recursos para o trabalhador, tais como: acesso às oportunidades de trabalho e cursos de qualificação profissional (as oportunidades exibidas variam de acordo com a região do trabalhador).

Sendo assim, o seguro desemprego 100% web faz parte de um grupo de ferramentas que consolidam as políticas publicas de trabalho, emprego e renda.

Para saber se você tem ou não direito ao seguro desemprego, basta verificar os requisitos necessários também disponíveis no Portal Emprega Brasil na aba “Seguro Desemprego”.

seguro desemprego

O que mudou com o seguro desemprego 100% web?

Em relação a quem tem direito, valores e documentos necessários não houve alterações, o que muda é somente a forma de solicitação.

Anterior a 2017, todas as solicitações eram feitas por meio do atendimento presencial, que deveria ser previamente agendado.

Desde 2017 a solicitação podia ser feita online, mas ainda era necessário o comparecimento a um posto de atendimento para validação dos dados.

A partir de dezembro de 2018, todo o processo é feito 100% web, não havendo a necessidade do trabalhador se dirigir a um posto de atendimento (há casos específicos em que é solicitada a presença do trabalhador para confirmação de informações).

Depois da solicitação as informações serão analisadas e posteriormente as parcelas serão liberadas.

Uma das principais mudanças é que o prazo (30 dias) do benefício começará a contar a partir da solicitação online.

Como solicitar o seguro desemprego 100% web?

Para solicitar o seguro desemprego 100% web basta seguir o seguinte passo a passo:

  • Tenha em mãos os seguintes documentos: RG, CPF e Carteira de Trabalho;
  • Acessar o Portal Emprega Brasil;
  • Criar um login com CPF e senha;
  • Inserir informações pessoais (atenção: preencha corretamente as informações solicitadas, pois elas serão automaticamente confirmadas e se estiverem erradas, será necessário aguardar 24 horas para correção);
  • Após inserir as informações pessoais, serão solicitados os dados laborais do trabalhador;
  • Após o preenchimento das informações supracitadas, será enviado um email com a senha provisória;
  • Com a senha provisória, acesse o Portal Emprega Brasil;
  • Altere a senha (para segurança);
  • No Portal Emprega Brasil, clique em “Solicitar Seguro Desemprego”;
  • Informe o número de requerimento (disponível no comunicado de dispensa);
  • Confirme os dados de requerimento;
  • Atualize (se necessário) as informações do trabalhador;
  • Insira sua formação acadêmica e qualificação profissional;
  • Insira sua experiência profissional;
  • Informe seus objetivos profissionais (até 6);
  • Pesquise vagas com o seu perfil e cursos disponíveis para sua região;
  • Se houver vagas para sua região, é necessário escolher ao menos um processo seletivo para participar (você receberá via e-mail uma Carta de Apresentação a ser entregue no momento da entrevista.);
  • Confirme a solicitação do benefício.

Aproveite e saiba mais:

Após seguir o passo a passo, o requerimento passará por um processo de análise de riscos (com mecanismos de inteligência). Tal análise poderá ser consultada no Portal Emprega Brasil e a partir dela o trabalhador saberá se o beneficio foi concedido ou se haverá a necessidade de comparecer a um posto de atendimento.

Contudo, a criação do seguro desemprego 100% web e demais funcionalidades do Portal Emprega Brasil poderá facilitar os processos e, ainda trará oportunidades para reinserção do trabalhador no mercado (o que evita também o uso inadequado do beneficio).

Seguro desemprego 100% web
5 (100%) 2 votes
Seguro desemprego 100% web

2 ideias sobre “Seguro desemprego 100% web

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *